Domingo teve duas corridas empolgantes no Autódromo internacional Zilmar Beux e uma grande festa de confraternização
Terminou neste domingo (3/12), em Cascavel (PR), a sétima temporada da História da Turismo Nacional. O Autódromo Internacional Zilmar Beux foi o palco das últimas corridas do ano e finalizou com a coroação dos novos campeões brasileiros: Juninho Berlanda, Augusto Freitas, Fernando Trennepohl, Beto Pontes e Ewerson Dias ergueram os troféus das classes A, B, Rookie, Sênior A e Sênior B, respectivamente. Menção honrosa também a Bruna Dias, única mulher do grid e vice-campeã entre os estreantes deste ano na categoria dos carros mais vendidos do Brasil.
Além dos títulos, confirmados ainda no sábado, Berlanda e Freitas ganharam uma premiação adicional. Os campeões das classes A e B vão receber também um novo Kit Audace (conjunto de motor 2.0 e câmbio paddle-shift, fornecidos pela empresa), inscrição e seis pneus em cada etapa Sprint. O prêmio será válido para uso na temporada 2024 da temporada Sprint. Para tal, os pilotos deverão estar inscritos para as disputas das etapas do campeonato Overall, composta pelos eventos de corridas mais curtas e também das provas Endurance.
Domingo reservou a definição do título da categoria Rookie, com Fernando Trennepohl e Bruna Dias na disputa. Os resultados da corrida 5 determinaram a glória ao gaúcho de 38 anos nascido em Não-Me-Toque. Além de Bruna Dias na Rookie, também foram definidos os vice-campeões nas demais classes: Ernani Kuhn (A), Célio Vinícius (B), Rogério Santos (Sênior A) e Wilson Pinheiro (Sênior B).
Os últimos vencedores de 2023 — Cascavel entregou mais duas grandes corridas antes do apagar das luzes do campeonato. A quinta prova do fim de semana foi bastante movimentada, com muitas disputas por posição e várias ultrapassagens da largada à bandeirada. Berlanda venceu pela categoria A. A classe B teve novo triunfo de Freitas, em prova concluída com duelo entre Célio Vinícius e Ewerson Dias, que cruzou na frente, em terceiro no geral. Pablo Alves e Gui Sirtoli fecharam o pódio da divisão A, com a G3X Racing no top-3 em Cascavel. Rafael de Paula levou entre os Rookies, que teve Trennepohl como campeão.
A última corrida da temporada teve pegas emocionantes e momentos em que até quatro carros andaram lado a lado, em disputas de tirar o fôlego. Berlanda e Freitas concluíram o fim de semana com 100% de aproveitamento, ambos com seis vitórias em seis corridas cada nas classes A e B, em um desfecho de campeonato com perfeição.
Com a palavra, os campeões — Juninho Berlanda foi um dos protagonistas da temporada. Ninguém venceu mais que o catarinense de 30 anos, que terminou 2023 com números impressionantes na Turismo Nacional, alcançando assim seu terceiro título na categoria, repetindo os feitos de 2020 e 2022: foram 20 vitórias, nove poles, 21 voltas mais rápidas e 36 vezes no top-5. “O sentimento é de enorme felicidade. E parece que tiramos uns 100 quilos das costas. Trabalhamos muito bem como equipe durante todo o ano, então só tenho gratidão á Pein Competições. E graças a Deus cumpri bem meu papel, levando para a pista constância e regularidade. Muito felizes com o tricampeonato. Ano que vem estaremos de volta à Turismo Nacional e vamos trabalhar forte por mais um título e pelo sonho de subir para a Stock Series”.
Augusto Freitas colocou seu nome na galeria dos campeões com uma grande jornada ao longo do ano. Em primeiro ano completo na categoria, o catarinense de 47 anos faturou o título da categoria B com estatísticas muito expressivas: 19 vitórias — sendo três no geral —, 12 poles e 32 vezes entre os cinco primeiros. “Ser campeão brasileiro é maravilhoso. Nunca havia vencido nem sequer um torneio de par ou ímpar [risos]. Foi um ano de muito trabalho, de muita dedicação, mais de 80 largadas, muito aprendizado e também muitas renúncias para chegar até aqui. Devo tudo ao Fabiano Cardoso, meu chefe de equipe, todos da Fast Racing, meu irmão, minha esposa, todos são muito especiais e foram determinantes nisso. Indescritível e inesquecível”.
Fernando Trennepohl confirmou o título entre os Rookies. Foi um ano de estreia marcante para o gaúcho de 38 anos, que venceu quatro provas na categoria B e entrou no top-3 geral, aprendeu circuitos outrora desconhecidos para ele, como Interlagos e Goiânia, e por fim teve de superar uma aguerrida Bruna Dias para ficar com a taça. “Foi um ano de muito aprendizado. Nunca tinha guiado com câmbio paddle-shift em corrida. Andei em muitas pistas novas para mim, e também não tenho simulador. Gostei demais desse primeiro ano aqui, muito competitiva e bem organizada. Fecho bem feliz essa temporada”.
Beto Pontes, cearense de 63 anos e com quase meio século dedicado ao automobilismo, foi o piloto campeão da Sênior A, faturando seu segundo título da Turismo Nacional na classe dos pilotos acima de 54 anos. “Foi um ano muito feliz. Tive a chance de fazer boa parte do calendário com o Rogério Santos, um mito do automobilismo e nordestino como eu. É um prazer poder receber mais um troféu. São mais de 400 e agora vem uma taça muito especial para a coleção. São 44 anos de pista, e seguimos conquistando títulos. Agora fecho a temporada correndo com o neto do Rogério Santos, o Rogerinho, e muito feliz por confirmar que assinamos o contrato e seguiremos na Turismo Nacional para o ano que vem. É um prazer enorme fazer parte disso.”
Ewerson Dias completa a galeria dos campeões de 2023. Com 57 anos, o paulista radicado em Goiânia foi o dono do título da classe Sênior B. “Vivemos um ano muito bom. Evoluímos muito durante o campeonato e fechamos aqui em Cascavel andando na frente, entre os primeiros. Esse título de campeão nos dá um impulso muito grande para 2024, onde temos certeza que podemos ir além. Fui galgando espaços desde quando voltei ao automobilismo. Retornei andando lá atrás, fui aprimorando, melhorando, e agora estamos despontando lá na frente. É motivo de muita alegria fechar essa temporada com mais um título.”
2024 é logo ali — A Turismo Nacional já está pronta para a oitava temporada da sua História. Com muitas novidades, o campeonato do ano que vem abre com a primeira etapa Endurance da sua trajetória. Ao todo, serão duas corridas de longa duração e mais seis rodadas Sprint, em calendário que vai até 1º de dezembro, em Brasília. A temporada vai passar também por Interlagos, Cascavel, Santa Cruz do Sul, Velopark e correrá pela primeira vez no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
E pela primeira vez em sua história a Turismo Nacional servirá oficialmente como trampolim para a Stock Car. Em 2024, o campeão overall (somatória dos pontos das etapas Sprint e Endurance) da categoria A receberá premiação que lhe garantirá o orçamento para a disputa da Stock Series, a categoria de acesso à Stock Pro, na temporada seguinte, em 2025.
Com o propósito formar pilotos e de garantir a evolução em sua carreira rumo à Stock Car, a premiação será válida para o piloto que tiver até 30 anos. Já o campeão overall na categoria B no ano que vem terá como prêmio o orçamento para disputar a temporada seguinte da Turismo Nacional na categoria A.
A temporada 2024 da categoria dos carros mais vendidos do Brasil está marcada para pouco mais de dois meses, entre os dias 23 a 25 de fevereiro e terá lugar no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
Turismo Nacional, temporada 2023, etapa 6, Cascavel
Corridas de sábado
Corrida 1
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 17min08s258
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 4s139
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 6s484
4º – Gui Sirtoli/Velho Vamp (A, Chevrolet Onix), a 12s197
5º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 12s494
6º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 12s835
7º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 14s298
8º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 14s426
9º – Tiago Takagi/Raphael Teixeira (A, Chevrolet New Onix), a 18s358
10º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 18s810
11º – Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 19s512
12º – Alexandre Frankenberger/Thiago Guinzelli (A, Volkswagen Gol), a 20s031
13º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 20s615
14º – Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 21s157
15º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix). A 25s854
16º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 26s177
17º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 46s432
18ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 1 volta
19º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 4 voltas
Não completaram
Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 6 voltas
Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 10 voltas
Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju (A, Chevrolet New Onix), a 11 voltas
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedor Rookie: Rafael de Paula
Corrida 2
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 11 voltas em 16min19s581
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 1s143
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 1s432
4º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 2s073
5º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 2s764
6º – Gui Sirtoli/Velho Vamp (A, Chevrolet Onix), a 4s710
7º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 5s044
8º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 5s489
9º – Alexandre Frankenberger/Thiago Guinzelli (A, Volkswagen Gol), a 7s732
10º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 9s050
11º – Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 10s270
12º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 11s755
13º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 12s365
14º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 14s224
15º – Tiago Takagi/Raphael Teixeira (A, Chevrolet New Onix), a 49s078
16º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 1 volta
17ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 2 voltas
Não completaram
Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 4 voltas
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 5 voltas
Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju (A, Chevrolet New Onix), a 9 voltas
Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 9 voltas
Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), não largou
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedora categoria Rookie: Bruna Dias
Corrida 3
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 11 voltas em 17min24s901
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 1s023
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 4s733
4º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 6s617
5º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 8s776
6º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 9s075
7º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 9s723
8º – Raphael Teixeira/Tiago Takagi (A, Chevrolet New Onix), a 12s688
9º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 12s923
10º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 14s491
11º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix), a 16s148
12º – Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger (A, Volkswagen Gol), a 26s281
13º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 26s364
14ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 26s717
15º – Beto Pontes/Rogério Santos Neto (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 27s088
16º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 27s531
17º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 33s200
18º – Velho Vamp/Gui Sirtoli (A, Chevrolet Onix), a 33s225
19º – Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 1min17s200
Não completou
Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 8 voltas
Excluídos
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo)
Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix)
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedora categoria Rookie: Fernando Trennepohl
Corrida 4:
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 17min06s765
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 3s401
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 4s316
4º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 5s004
5º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 16s015
6º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 18s600
7º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 19s361
8º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 20s301
9º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 25s974
10º – Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 26s466
11º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix), a 35s606
12º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 35s746
13ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 38s961
14º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 39s028
15º – Beto Pontes/Rogério Santos Neto (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 45s347
Não completaram
Velho Vamp/Gui Sirtoli (A, Chevrolet Onix), a 10 voltas
Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger (A, Volkswagen Gol), a 11 voltas
Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 13 voltas
Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 13 voltas
Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), não largou
Excluídos
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo)
Raphael Teixeira/Tiago Takagi (A, Chevrolet New Onix)
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Beto Pontes
Vencedora categoria Rookie: Bruna Dias
Corridas de domingo
Corrida 5
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 17 voltas em 22min18s802
2º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 1s337
3º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 21s416
4º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 21s586
5º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 22s256
6º – Gui Sirtoli/Velho Vamp (A, Chevrolet Onix), a 23s299
7º – Tiago Takagi/Raphael Teixeira (A, Chevrolet New Onix), a 26s489
8º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 26s717
9º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (A, Chevrolet New Onix), a 26s811
10º – Alexandre Frankenberger/Thiago Guinzelli (A, Volkswagen Gol), a 27s562
11º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 28s166
12º – Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 28s344
13º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 34s091
14º – Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 34s276
15º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 38s000
16º – Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju (A, Chevrolet New Onix), a 44s482
17º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 48s503
18ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 49s712
19º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 1min05048
Não completaram
Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 5 voltas
Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 10 voltas
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedor categoria Rookie: Rafael de Paula
Corrida 6
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 17 voltas em 23min24s524
2º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 0s949
3º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 1s517
4º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 1s898
5º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 2s776
6º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 3s409
7º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 4s920
8º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix), a 5s094
9º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 5s962
10º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 6s494
11º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 6s613
12º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 7s511
13º – Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger (A, Volkswagen Gol), a 8s129
14º – Velho Vamp/Gui Sirtoli (A, Chevrolet Onix), a 15s030
15º – Raphael Teixeira/Tiago Takagi (A, Chevrolet New Onix), a 15s132
16º – Beto Pontes/Rogério Santos Neto (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 1 volta
Não completaram
Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 2 voltas
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 8 voltas
Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 11 voltas
Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), não largou
Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedor categoria Rookie: Fernando Trennepohl
Calendário da temporada 2024
Etapa / Data / Local
1ª etapa Endurance – 25/02 – Goiânia (GO)
1ª etapa Sprint – 14/04 – Interlagos (SP)
2ª etapa Sprint – 26/05 – Cascavel (PR)
3ª etapa Sprint – 21/07 – Goiânia (GO) *
4ª etapa Sprint – 25/08 – Velocitta (SP)
2ª etapa Endurance – 15/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
5ª etapa Sprint – 20/10 – Velopark (RS)
6ª etapa Sprint – 01/12 – Brasília (DF)
Foto: Duda Bairros/Vicar
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria