Um coupé fora-de-estrada: Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC Coupé estreia aliando versatilidade e sofisticação

  • Novo modelo da Mercedes-Benz combina a esportividade dos coupés com a versatilidade e robustez dos SUVs

  • Motor biturbo V6 de 333 cv e transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas proporcionam mais agilidade

  • GLE 400 4MATIC coupé une praticidade e estilo em um único automóvel

20160215_17b9683260f2495eae807e537f9f10d5_gleA Mercedes-Benz apresenta neste mês um veículo com características impactantes, o GLE 400 4MATIC Coupé. A marca combinou duas classes de veículos para criar um novo modelo que, em lugar das linhas tradicionais de um puro fora-de-estrada, predomina a natureza esportiva dos coupés.

Com seu contorno lateral fluido, área envidraçada alongada e baixa, a marcante grade do radiador com uma faixa cromada ao centro e o design da traseira com lanternas que se estendem horizontalmente para as laterais, o lançamento possui as típicas características dos modelos mais esportivos da Mercedes-Benz.

O GLE coupé é a mais nova adição ao portfólio dos coupés Mercedes-Benz. Ao lado dos clássicos duas-portas das séries C, E e S e dos coupés de quatro portas CLS e CLA, o novo GLE Coupé combina a fisionomia e a agilidade típicas dessa família de veículos com a versatilidade e robustez de um utilitário esportivo.

No Brasil, o modelo conta com um motor biturbo V6 de 333 cv, além de uma ampla gama de equipamentos de série como o sistema DYNAMIC SELECT com até cinco modos de condução, sistema de direção Sports Direct-Steer e os conhecidos sistemas de assistência ao motorista da marca. O Mercedes-BenzGLE Coupé também traz a transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas e a transmissão integral permanente 4MATIC. Com relação aos itens de segurança, ele é equipado com sete airbags, dos tipos: dianteiros de dois estágios, airbags laterais dianteiros, airbag para o joelho do motorista e windowbags.

De veloz e esportivo a tranquilo e confortável: o DYNAMIC SELECT

O GLE Coupé se mostra altamente esportivo desde o primeiro contato. O som remete ao de um esportivo e, combinado com as respostas espontâneas e diretas de todos os comandos, confere ao condutor uma experiência de direção emocionante. Porém, o GLE Coupé também pode proporcionar uma sensação superior de calma, associada a um dinamismo de condução mais sereno. Em geral, esses dois mundos opostos só podem ser experimentados em dois veículos separados – um ágil coupé esportivo ou um tranquilo e confortável SUV. No entanto, graças ao sistema DYNAMIC SELECT, o novo GLE 400 4MATIC Coupé combina esportividade e conforto.

Os cinco modos de condução, INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT+, são selecionados por meio da tecla rotativa localizada no console central. A partir daí o sistema dinâmico variável de controle ativa acertos pré-programados, integrando todos os sistemas de controle do veículo e gerando diversas combinações de parâmetros para cada experiência de condução. Os nomes falam por si: SPORT e SPORT+ transformam o GLE Coupé em um esportivo, com forte dinamismo linear e lateral. Nesses modos, a reconfigurada suspensão AIRMATIC é rebaixada, para uma condução ainda mais ágil e empolgante.

Já o modo COMFORT é o lado oposto do espectro. Essa opção dá ênfase aos parâmetros de bem-estar típicos dos sedãs Mercedes-Benz, proporcionando uma rodagem relaxante e sem esforço, aliada à maior eficiência energética possível, mostrando uma resposta suave aos comandos do condutor. Em combinação com o controle do trem de força e da suspensão voltado para o conforto, o resultado é um ambiente de bem-estar ao nível de um sedã. O som do motor é reduzido para um timbre agradável e a sensibilidade da superfície da via e dos arredores do automóvel é consideravelmente mais silenciosa.

Quando o modo SPORT+ é selecionado, a personalidade do veículo muda imediatamente, as trocas de marchas feitas pelo câmbio 9G-TRONIC são marcadas acusticamente, especialmente nas reduções com a função de dupla-debreagem, e os instrumentos no painel respondem de forma mais rápida e precisa. O grande mostrador central indica a aceleração longitudinal e lateral, além do ângulo do volante, por meio de um gráfico automobilístico fotorrealista. O som do motor é poderoso e acentua acusticamente o modo esportivo. Esta opção não deixa nenhuma dúvida: o GLE 400 4MATIC Coupé é um modelo esportivo da mais alta categoria e leva seus ocupantes a um convincente mundo de experiências.

A função SLIPPERY otimiza a dirigibilidade em superfícies com baixos coeficientes de atrito, como na lama, neve ou gelo. Além disso, o modo INDIVIDUAL permite ao condutor programar e registrar sua preferência pessoal em cada uma das estratégias de controle. O grande display central mostra todos os modos individuais do DYNAMIC SELECT.

Uma combinação perfeita: tração integral permanente 4MATIC e transmissão automática de nove marchas 9G-TRONIC

No GLE Coupé, a Mercedes-Benz apresenta todos os recursos da nova transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas em um coupé com tração integral. Dependendo do modo de condução selecionado, o câmbio 9G-TRONIC funciona com alta agilidade e rápidas respostas ou de forma calma e relaxante. O potencial da nova transmissão é explorado em sua totalidade. Ela proporciona uma impressionante velocidade nas trocas e perfeitas transições para aceleração, assim como trocas suaves e quase imperceptíveis para um rodar agradável.

A tração integral 4MATIC se mantém sempre ativa, para uma condução segura, harmônica e esportiva. O GLE 400 4MATIC Coupé disponibiliza até mesmo uma distribuição de torque 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Graças à perfeita interação entre os sistemas de controle modificados ASR, ESP com Curve Dynamic Assist, o sistema 4ETS de tração integral e o ADAPTIVE BRAKE (freio adaptativo), as dinâmicas longitudinal e lateral foram elevadas a um nível acima da média.

AIRMATIC com ADS Plus e Sports Direct Steer proporcionam maior estabilidade

Além da inovadora configuração do trem de força, a suspensão pneumática AIRMATIC reprojetada especificamente para o GLE Coupé e oferecida pela primeira vez com o sistema de amortecimento variável ADS Plus garante uma condução extremamente estável. O sistema de amortecimento modifica suas características de acordo com o modo de condução selecionado.

As condições de condução são detectadas por meio de um sensor do ângulo do volante, quatro sensores de rotação nas rodas e também a velocidade detectada pelo sinal do ESP e do interruptor do pedal do freio. A unidade de controle utiliza esses sinais para ajustar continuamente a força de amortecimento necessária para cada roda, individualmente.

Em combinação com o sistema Sports Direct-Steer com nova configuração, cuja redução de 17.4:1 é muito direta, e o volante esportivo compacto, a dirigibilidade impressiona em todas as condições de operação – seja manobrando na cidade, em altas velocidades na estrada ou em um estilo mais dinâmico, em trechos sinuosos nas rodovias.

Motor V6 com 333 cv de potência

O GLE 400 4MATIC Coupé é movimentado pelo potente motor biturbo V6 com injeção direta de gasolina com 333 hp e 480 Nm a partir de 1.400 rpm.

Além do atraente design, a suspensão, a tecnologia de tração e os sistemas de assistência conhecidos das Classes C, E e S, o GLE Coupé também enriquecem ainda mais a experiência que o modelo oferece. A aparência marcante, por exemplo, é ressaltada ainda mais pelas rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus mistos.

Os frisos com efeito de cromo e as proteções inferiores simuladas na frente e na traseira dão ao coupé uma exclusividade extra, juntamente com o sistema de escapamento com duas ponteiras com acabamento cromado (versão GLE 400 4MATIC Coupé). Vidros verdes com isolamento térmico reduzem o brilho do sol no verão e a tecnologia LED está presente nos faróis, luzes de condução diurna, lanternas traseiras e na terceira luz de freio.

Tanto o DYNAMIC SELECT, a tampa do porta-malas EASY-PACK com abertura e fechamento elétricos, como a câmera de ré com guias dinâmicas na tela são equipamentos de série. Segurança de condução adicional é dada pelo ESP® Curve Dynamic Assist  (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade).

Uma síntese harmônica de elementos de coupés e SUVs

A linguagem de design da Mercedes-Benz se originou da natureza dos dois inventores do automóvel, Carl Benz e Gottlieb Daimler. Benz tinha um comportamento mais orientado pela racionalidade, enquanto Daimler era mais levado pela paixão. O novo Mercedes-Benz GLE Coupé demonstra de forma quase ideal como essa combinação entre a inteligência e a emoção, a tradição e a modernidade, se combina de maneira atraente.

O GLE 400 4MATIC Coupé não apenas materializa os princípios já característicos do design da Mercedes-Benz, mas também foca nos itens essenciais de dois tipos de automóveis completamente diferentes. Por um lado, o mais novo integrante da família GLE exibe a qualidade estilística de todos os coupés daMercedes-Benz: ele combina esportividade com uma estética de alto nível à sofisticação. Ao mesmo tempo, porém, são perceptíveis os elementos dos SUVs clássicos, como grandes para-lamas, grandes arcos de rodas, linha de cintura elevada e generosa distância livre do solo.

As proporções externas com estética superior do novo GLE Coupé emergiram desta combinação estilística. Isto se deve em especial à dramática interação entre a baixa área envidraçada e a impactante carroceria. A silhueta transmite dinamismo e agilidade. A grade superior esportiva, com uma travessa horizontal única, emoldurada pelos faróis em LED com design tridimensional, é o elemento mais importante da dianteira, juntamente com seu balanço curto e elegante. O capô, inclinado para frente, com os típicos ressaltos da Mercedes sugerindo força, salienta a inclusão do GLE Coupé na linha dos modelos Mercedes-Benzveículos esportivos.

A natureza do coupé é enfatizada também pelo design da traseira, que mostra os elementos de design apresentados pela primeira vez no Classe S Coupé. As características de estilo incluem a estreita faixa das lanternas traseiras com sua aparência tridimensional, o largo aplique de cromo inserido acima dela e a placa incorporada ao para-choques. Outro detalhe que tem distinguido os grandes coupés da Mercedes-Benz ao longo de gerações é o típico formato da janela traseira, arredondada no alto. Uma referência aos SUVs é feita ainda pela proteção inferior cromada na frente e na traseira, nesta extremidade com as ponteiras duplas do escapamento cromadas.

Os atraentes bancos esportivos e o volante esportivo compacto, assim como os itens de informação e entretenimento conhecidos das classes C, E e S, capturam de imediato a atenção no interior. O display de informações é colocado em uma posição ergonômica ideal. As entradas de ar centrais, junto ao display, assim como as laterais, são emolduradas por um entorno prata escuro. A unidade principal tem a mesma aparência, para reforçar a homogeneidade do interior. No console central se encontra o COMAND Controller com o touchpad posicionado acima, em ótima posição ergométrica.

Pacotes de equipamento

O Active Parking Assist garante uma excelente visibilidade e auxilia em manobras para entrar ou sair de vagas longitudinais e perpendiculares. A visibilidade noturna também foi melhorada pelo LED Intelligent Light System, que é oferecido de série no modelo. Além disso, pela primeira vez o pacote de espelhos inclui a projeção da estrela da Mercedes-Benz no chão, ativada na abertura e fechamento do veículo, proporcionando mais segurança no embarque e desembarque em locais com pouca iluminação e visibilidade do solo.

O interior, extremamente grande para um coupé, oferece espaço para até cinco pessoas. O banco traseiro do GLE Coupé é o mais largo em sua categoria. Com volume máximo de 1.720 litros, o Coupé também oferece o maior compartimento de bagagem de sua classe e, coincidentemente, detém o recorde mundial entre os porta-malas de coupés.

A última geração do COMAND Online conta com um display TFT de 20.3 cm (8 polegadas) e um touchpad intuitivo. O equipamento também inclui um DVD player e o sistema de áudio Harman Kardon® Logic 7® .

Combinações de cores e materiais

Para o mercado brasileiro, o GLE Coupé apresenta um visual especialmente esportivo com o exterior AMG Line, incluindo os spoiler dianteiro e traseiro AMG e grandes rodas de liga leve com 21 polegadas. A versão Night tem a barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho. Ao mesmo tempo, a ampla variedade de cores sólidas e metálicas e as possibilidades quase ilimitadas do design interno aumentam o potencial de customização. Um total de nove cores é oferecido, sete delas metálicas, que são Preto Obsidian, Cinza Tenorita, Prata Iridium, Prata Palladium, Marrom Citrine, Azul Cavansite, Prata Diamante.

O interior oferece o mais alto nível de sofisticação Mercedes-Benz e pode ser configurado desde uma forma ambiciosa e esportiva ao clássico e elegante, dependendo do gosto pessoal. As opções vão do interior preto pérola, preto pérola com costuras vermelhas e porcelana e preto, todos no exclusivo couro NAPPA. O interior AMG Line transfere o visual esportivo para dentro do veículo com itens como os bancos esportivos AMG, o volante esportivo AMG, detalhes em couro napa e pedais esportivos de alumínio.

As duas versões do modelo, GLE 400 4MATIC Coupé e GLE 400 4MATIC Coupé Night chegam ao mercado brasileiro a partir de fevereiro com preços sugeridos de R$ 415.900 e R$ 425.900 respectivamente.

Informações Técnicas

Mercedes-Benz
GLE 400 4MATIC coupé

Cilindrada

2.996 cm³

Cilindros

V6 biturbo

Potência

333 cv

Torque máximo (Nm/rpm)

480 Nm / 1.600-4.000 rpm

Aceleração 0-100 km/h (s)

5,9 s

Velocidade máxima

247 km/h*

Peso (kg)

2.180

Pneus

275/45 R 21 (F) / 315/40 R21

Capacidade do porta-malas (L)

650 – 1.720

Tanque de combustível (L)

93/12,0

Dimensões (mm)

Comprimento

Largura

Altura

4.900

2.129

1.731

* Limitada eletronicamente.
Mercedes Benz do Brasil

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*