Velo Città abre segunda metade da temporada da Porsche GT3 Cup Challenge com promessa de táticas variadas

Enquanto ponteiros começam a cogitar administrar as provas pensando no campeonato, há pilotos rápidos já buscando acelerar apenas pelas vitórias e ainda aqueles que aproveitam para desfrutar da velocidade em família

 

 

imagem_release_680290A primeira metade do campeonato de Sprint da Porsche GT3 Cup Challenge já foi para o livro de estatística da categoria. E com a quarta etapa do ano neste sábado no Velo Città o funil pelo primeiro título sul-americano com os carros de corrida mais vendidos do mundo promete ficar ainda mais estreito.

Não por acaso, depois de três etapas do calendário, apesar de os carros da tradicional categoria de Gran Turismo serem rigorosamente idênticos, os pilotos chegam ao moderno circuito do interior de São Paulo com estratégias um tanto distintas.

Para os líderes, a principal preocupação é persistir na receita de sucesso até aqui: largar na frente, terminar as corridas e tentar somar a maior pontuação possível.

Já os que veem um pouco mais atrás na pontuação e querem seguir até a preliminar do GP Brasil de F1 sonhando com o título em Interlagos sabem que precisam de uma performance tão convincente quanto a de Pedro Queirolo na etapa passada em Curitiba (com 40 pontos acumulados em 42 possíveis na Cup). O competidor do Porsche #13 é o primeiro a reconhecer que os 46 pontos de desvantagem que tem para Lico Kaesemodel representam uma margem difícil de recuperar. Mas ressalta que a melhor maneira é buscar novas vitórias.

Já o paranaense, que encabeça a tabela de classificação da Cup, destaca a pole conquistada em Mogi Guaçu no ano passado e lembra que uma boa tomada de tempo é bastante importante para ter sucesso na rodada dupla do fim de semana.

Líder da Cup Sport, Marcio Basso é outro que aposta na consistência, a receita que o fez abrir sete pontos sobre o segundo colocado, Carlos Ambrósio. O competidor do Porsche #2 destaca ainda que como o Velo Città é uma pista mais recente nos 12 anos de história da categoria, os concorrentes têm mais ou menos a mesma quilometragem acumulada em seus 3.288 m, o que tende a equilibrar mais ainda as disputas.

Na classe Challenge, depois de uma primeira metade de ano quase perfeita (com 58 pontos em 60 possíveis), Cristiano Piquet ousa falar que aceita até o penúltimo lugar na corrida deste sábado, desde que termine à frente de seu concorrente mais próximo, o chileno Gonzalo Huerta.

Com 100% dos pontos possíveis na Challenge Sport, Eloi Khouri vai quase na mesma linha. O competidor do Porsche #21 enfatiza que vive uma temporada inesquecível em sua estreia com carros de corrida e que espera manter a boa fase. Mas lembra que tem ainda o sonho de vencer no geral, e que vai buscar essa vitória se a oportunidade aparecer em Mogi Guaçu.

Já Rodrigo Mello, que no ano passado esteve muito perto de levantar o título da classe de entrada e neste já flertou com a vitória na etapa passada em Curitiba, ressalta que o regulamento prevê o descarte do pior resultado, possibilitando que volte a brigar pelo título no geral. Mas pondera que seu negócio agora é ganhar corridas e deixar a matemática mais para o segundo semestre.

São equações que passarão a ser resolvidas nesta sexta-feira, com os primeiros treinos livres e as tomadas de tempo tanto das duas classes, ambas com pilotos estreantes.

Na Cup as novidades são Bruno Mesquita com o Porsche #46 e Beto Leite com o #44, ambos concorrendo também na Cup Sport. Na Challenge, Marçal Muller está confirmado com o carro #544 enquanto o jovem Christian Hahn fará sua primeira participação com o #12.

Com a chegada do competidor da F3 Brasil para o grid no Velo Città, serão três famílias com dois pilotos no evento: além dos irmãos Ricardo e Adalberto Baptista e Miguel e Daniel Paludo, agora o estreante temporada na Cup Marcelo Hahn vai torcer pelo filho na Challenge.

No sábado, a programação começa às 10h com a primeira prova da Cup. A Challenge larga às 11h, com a segunda corrida da Cup começando às 12h30.

O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre todos os treinos a partir de sexta-feira. O canal da categoria no Youtube mostra toda a programação do sábado ao vivo. Na TV, o Sportv 3 mostra a quarta etapa do ano às 15h do próximo dia 26, enquanto a Band transmite as corridas no dia 17 de julho às 15h.

 

 

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

 

Minhas memórias do Velo Città são ótimas. No ano passado estreei com minha primeira pole na Cup naquele autódromo. Agora, neste ano, estamos liderando o campeonato e vamos com energia positiva e muito foco para ter uma boa tomada de tempo e corridas sólidas para buscar ainda mais pontos na liderança

LICO KAESEMODEL

 

A expectativa é muito boa para competir no Velo Città, onde sempre fui rápido. No ano passado fui duas vezes pro pódio sem ter conhecimento prévio da pista. Gostei muito de andar lá e estou em segundo no campeonato. Então vamos procurar fazer boas corridas lá e recuperar os pontos perdidos em Curitiba em função da má sorte de estar no lugar errado numa largada

MIGUEL PALUDO

 

Tive um início de campeonato desastroso mas em todas etapas o carro estava muito rápido e competitivo. Na última etapa de Curitiba consegui me livrar dos acidentes e fazer duas corridas consistentes. A diferença para o líder é enorme e muito difícil de tirar. O foco é tentar fazer minha parte na pista brigando por mais vitórias, afinal, no automobilismo não podemos prever resultados pois tudo pode acontecer

PEDRO QUEIROLO

 

Eu continuo focado e trabalhando duro. Já foi metade do campeonato e são sete pontos de vantagem na Cup Sport. Não é tanta coisa, mas tem uma gordurinha. Acho que o Velo Città é uma pista mais equilibrada porque o pessoal não tem tanta quilometragem lá e tende a equilibrar mais. Vou fazer o de sempre: ficar atento o fim de semana todo e trabalhar para terminar nos pontos. Se os concorrentes bobearem, vou pro pódio de novo

MARCIO BASSO

 

A meta é sair liderando. O objetivo é claro: manter a primeira posição no campeonato. Então não importa a posição que a gente fique na corrida, desde que saia continuando em primeiro na tabela, estamos satisfeitos. Se eu terminar em penúltimo, com o concorrente em último, está bom

CRISTIANO PIQUET

 

Tenho que considerar que todos terão um descarte no campeonato. O meu eu já perdi com o resultado da última etapa, o que é uma pena porque meu carro quebrou quando estava em segundo na corrida e ficaria na vice-liderança no campeonato, reduzindo a diferença para o líder. Aí com a quebra acabei caindo na classificação. Mas com o descarte acho que ainda tenho chance. Só que de qualquer forma acredito que vou mais descompromissado um pouco nessa etapa. Meu negócio agora é correr, fazer minha prova, ir pra cima, tentar ganhar a etapa e torcer para que as coisas passem a correr a meu favor e me permita descontar pontos dos líderes

RODRIGO MELLO

 

Estou muito contente com a liderança na Challenge Sport na minha temporada da estreia com carros de corrida. Passou a primeira metade do ano e a meta é trabalhar para continuar aprendendo e manter a boa fase em mais uma pista onde nunca acelerei. Mas tenho o sonho de ganhar também no geral, o que ainda não aconteceu. Então se tiver a oportunidade de lutar pela vitória na Challenge vou trabalhar para buscar essa conquista

ELOI KHOURI

 

Sempre gostei da categoria vendo meu pai correr. Então surgiu a oportunidade de fazer um teste com o carro da Challenge e gostei muito da experiência. Também é minha primeira vez no Velo Città e espero aproveitar ao máximo o tempo de pista aqui e curtir a corrida

CHRISTIAN HAHN

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 17 de junho

12h30 – 13h05 – Briefing – Cup e Challenge

13h30 – 14h14 – Treino livre 1 – Cup

14h25 – 15h10 – Treino livre 1 – Challenge

15h40 – 15h55 – Quali – Cup

16h – 16h10 – Quali Top 10 – Cup

16h30 – 16h45 – Quali – Challenge

16h50 – 17h10 – Quali Top 10 – Challenge

 

Sábado, 18 de junho

10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup

11h – 11h40 – Corrida  (25 min + 1 volta) – Challenge

12h30 – 13h10 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup

 

CLASSIFICAÇÕES

Cup

1. Lico Kaesemodel, 102 pontos

2. Miguel Paludo, 88

Ricardo Baptista, 88

4. Daniel Schneider, 77

5. JP Mauro, 58

6. Pedro Queirolo, 56

7. Guilherme Figueirôa, 49

8. Esteban Gini, 40

9. Carlos Ambrósio, 39

10. Maurizio Billi, 38

11. Adalberto Baptista, 34

Marcio Basso, 34

13. Eduardo Azevedo, 30

Marcelo Hahn, 30

15. Tom Valle, 26

Marcel Visconde, 26

17. Marcelo Stallone, 8

18. Fabio Alves, 7

19. Cláudio Dahruj, 6

20. Gil Farah, 5

Paulo Pomelli, 5

 

Cup Sport

1. Marcio Basso, 51 pontos

2. Carlos Ambrósio, 45

3. Adalberto Baptista, 34

4. Marcelo Hahn, 33

5. Gil Farah, 8

 

Cup Master

1. Guilherme Figueirôa, 56 pontos

2. Maurizio Billi, 48

3. Tom Valle, 22

4. Paulo Pomelli, 18

5. Marcelo Stallone, 11

6. Fábio Alves, 10

7. Cláudio Dahruj, 9

 

Challenge

1. Cristiano Piquet, 58 pontos

2. Gonzalo Huerta, 52

3. Daniel Paludo, 44

4. Otavio Mesquita, 42

5. Eloi Khouri, 38

6. Rodrigo Mello, 32

7. Christian Germano, 26

8. Daniel Corrêa, 22

9. Márcio Mauro, 21

10. Ramon Alcaraz, 19

11. Luiz Fernando Elias, 15

12. Roberto Samed, 14

Rouman Ziemkiewicz, 14

14. Guilherme Reischl, 12

15. Luiz Arruda, 11

Dario Giustozzi, 11

17. Beto Leite, 10

18. Mauricio Salla, 9

19. Juan Manuel Freddi, 4

20. Tom Filho, 3

21. Carlos Larrain, 2

22. João Lemos, 1

Bob Borowicz, 1

24. Alcides Amaral, 0

Francisco Horta, 0

 

Challenge Sport

1. Eloi Khouri, 30 pontos

2. Christian Germano, 18

3. Ramon Alcaraz, 16

4. Roberto Samed, 11

5. Luiz Fernando Elias, 10

6. Luiz Arruda, 9

Guilherme Reischl, 9

8. Rouman Ziemkiewicz, 8

9. Beto Leite, 7

Dario Giustozzi, 7

Mauricio Salla, 7

12. Juan Manuel Freddi, 2

13. Alcides Amaral, 0

João Lemos, 0

Francisco Horta, 0

 

CONTATO

Luis Ferrari

imprensa@porschegt3cup.com.br

11 98666.8307

Foto: Luca Bassani

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*