Curitibano defende a equipe Shell-RCM pela segunda temporada consecutiva e abre os trabalhos em Goiânia, onde foi dominante na abertura do ano passado
Depois de conseguir a melhor colocação pessoal e da Shell em uma temporada da Stock Car no ano de 2020 com o vice-campeonato, Ricardo Zonta espera alçar voos ainda mais altos na temporada de 2021 com o Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM.
Com três campeonatos mundiais no currículo, pódio nas 24 Horas de Le Mans e mais de dez temporadas como titular ou test-driver na Fórmula 1, o paranaense está habituado a conquistar troféus e disputar títulos desde os anos 1990.
O pacote técnico deste ano é o mesmo da inédita trajetória de 2020 –quando, pela primeira vez a Shell chegou à corrida final como postulante ao título da maior categoria do Brasil a bordo do carro de Zonta. O curitibano segue pilotando um Toyota, marca com que tem fortes laços desde os tempos de F1. Ele é o o único piloto da Shell a guiar um carro da marca japonesa no grid da Stock Car.
Este é seu sétimo ano com as cores da Shell e o 14º na categoria, pela qual disputou mais de 200 provas.
Em 2020, a temporada da Stock Car também recebeu sua bandeirada inicial no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital do estado de Goiás. Zonta cravou a pole e venceu com autoridade, escrevendo seu nome como o primeiro vencedor da Stock Car com um Toyota e com os carros introduzidos no ano passado, que têm carroceria em lata dos modelos de rua integrada ao chassi tubular de competição.
Zonta também venceu a Corrida do Milhão, em Interlagos, na temporada de 2020. Somando os dois triunfos, o piloto subiu ao pódio em cinco ocasiões. Além da pole na abertura do campeonato, ele colocou o Corolla #10 dez oportunidades dentro do top10 (em 18 corridas no ano) –isso correndo o campeonato inteiro com o lastro de performance imposto aos competidores mais bem classificados na pontuação.
As expectativas para 2021 ao redor do carro #10 são altas.
Zonta novamente terá seu Toyota Corolla preparado pela RCM, equipe vencedora dos últimos quatro campeonatos e chefiada pelo lendário preparador de carros Rosinei Campos, o “Meinha”, dono da invejável marca de ter participado de todas as mais de 500 corridas da história da Stock Car desde 1979.
Além de um robusto pacote promocional responsável por dobrar o número de patrocinadores envolvidos na categoria de 2020 para 2021 e da entrada de pilotos de renome internacional, a Stock Car terá novidades na pista neste ano. Em vez das 18 provas do ano passado, serão 24 ao todo, sempre com rodadas duplas disputadas sem interrupção entre as baterias 1 e 2.
As atividades em Goiânia têm início na tarde de sexta-feira, com os treinos livres. No sábado acontece o quali. A largada no domingo está marcada para 15h10, com transmissão ao vivo pela Band e Sportv, além dos canais digitais da Stock Car.
O que eles disseram:
“Feliz em voltar para dentro do carro #10 e poder começar a temporada de 2021 da Stock Car. Goiânia foi muito boa para nós na última temporada, onde consegui sair como vencedor e líder do campeonato. A situação atual do país ainda é preocupante em relação à covid, mas os protocolos da Stock Car são rígidos e conseguiu manter os envolvidos protegidos ao longo da temporada. A escolha de Goiânia ajuda muito nas precauções por ser uma pista com boas áreas abertas. Ansioso para ver se o carro está competitivo em mais um ano para ir em busca desse título inédito”
Ricardo Zonta
“Enfim voltaremos aos autódromos para poder iniciar a temporada de 2021 da Stock Car. Goiânia é uma pista que costumamos ter um bom desempenho, o Zonta começou a temporada com vitória em 2020 na mesma pista. O novo formato do final de semana de competição promete movimentar ainda mais as corridas, será muito importante pensar bem nas estratégias que usaremos ao longo da prova para conseguir os melhores resultados possíveis e quem sabe repetir a vitória do Zonta da última temporada para começarmos com o pé direito.”
Marcel Campos, chefe da equipe Shell-RCM
O piloto e suas marcas
Nome: Ricardo Zonta
Idade: 45
Residência: Curitiba (PR)
Número: 10
Equipe: Shell-RCM
Temporadas na Stock Car: 14
Vitórias: 8
Poles: 3
Pódios: 19
Principais conquistas na carreira: 10 temporadas na F1 como piloto titular ou test driver, campeão mundial da World Series by Nissan (2002), campeão mundial de GT (1998), campeão mundial de F3000 (1997), campeão sul-americano de F3 (1995), campeão brasileiro de F3 (1995), campeão da Porsche Cup Endurance Series 4.0 (2018), terceiro colocado nas 24 Horas de Le Mans (2008), vice-campeão do Brasileiro de Marcas (2012), vice-campeão da Stock Car (2020)
Principais resultados na Stock Car: Vice-campeão (2020), vitórias na Corrida do Milhão (2020 e 2013)
Temporadas com a Shell: 7
Confira a programação da Stock Car em Goiânia:
Sexta-feira, 23 de abril
12h25 – 12h40 – Shakedown
14h20 – 16h05 – Treino extra
Sábado, 24 de abril
9h25 – Treino livre 1
12h25 – Treino livre 2
15h05 – Classificação
Domingo, 25 de abril
15h10 – Corrida 1
15h43 – Corrida 2
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.
É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.
Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.
Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.
Foto: José Mario Dias
Por: Luis Ferrari