Categoria abriu a temporada 2025 como preliminar do GP Cidade de SP 1000 Milhas em Interlagos.
A Fórmula 1600 realizou no último final de semana (24 e 25/01) a abertura da temporada 2025 no Autódromo de Interlagos durante o GP Cidade de SP 1000 Milhas, uma das mais tradicionais provas do nosso automobilismo.
Durante os primeiros treinos livres visando a preparação de pilotos e equipes para as corridas do final de semana o nome de Vinicius Zanuto chamou a atenção por liderar os dois primeiros treinos realizados na sexta-feira (24). Vice-campeão em 2024 na divisão Light, Zanuto trocou a Juka Motors pela Alfia Racing esse ano e correrá com o carro #5 ao lado de Rafael Zulini.
Porém no classificatório que definiu o grid de largada Zanuto teve um pneu furado o que o impediu de lutar pela pole position e ficando apenas com o 5º melhor tempo, sendo um nome muito conhecido no grid a conquistar a pole position: Marcel Fachini (Juka Motors), atual bicampeão foi o mais rápido com o tempo de 1min55s375, seguido por Rogério Teixeira (ART Racing), o mais rápido da divisão Master. Na Light o melhor tempo coube ao paraibano João Guimarães (Rosset Racing).
Na primeira corrida realizada no sábado (25), Marcel sofreu a pressão de outro piloto vindo da Light: JP Morato (Fênix), campeão que por esse motivo migrou para a divisão principal, a Super. Lélio Assumpção (Alfia Racing) que teve problemas com seu carro e nessa prova foi obrigado a substituir o chassi fazia uma corrida de observação no início, tentando se manter entre os primeiros para no final da prova tentar a vitória.
Em uma prova bastante movimentada, Marcel perdeu a ponta na largada para Rogério Teixeira, conseguindo recuperar na volta seguinte; Zanuto mostrou que tinha carro durante o final de semana para lutar pela ponta e a partir da terceira volta se aparecia na ponta lutando pela primeira vitória da temporada.
Na categoria Light, João Guimarães fazia um bom início de prova, liderando pela categoria e aparecendo na 7ª colocação geral na largada, mas um problema no câmbio tirou o piloto paraibano da prova na quarta volta, deixando o caminho aberto para o paranaense Lucas Monteiro (Alfia Racing) conquistar a vitória já no início da temporada.
Na ponta a luta pela primeira posição era incrível, com oito pilotos chegando a estarem muito próximos, entre os nomes já citados adicionem da dupla da ART Racing, Igor Costa e André Nobre.
Na última volta coube a Vinicius Zanuto conseguir escapar milimetricamente no final e recebe a bandeira quadriculada 0s309 à frente de Marcel Facnini; JP Morato cruzou em terceiro lugar, seguido por Lélio Assumpção que depois de chegar a andar na 7ª colocação na corrida, com uma pilotagem muito forte e fazendo ótimas ultrapassagens cruzou a linha de chegada em quarto lugar.
Rogério Teixeira foi o quinto na geral, e ficou com a primeira vitória na divisão Master, com Edu Dias (Old Monkey Racing) e o campeão de 2024, Daniel Almeida (Fênix) em terceiro lugar.
A corrida 2 foi realizada no meio da tarde de sábado (25) debaixo de altas temperaturas, e com Rafael Zulini que assumiria o lugar do vencedor Vinicius Zanuto largando na pole position.
Zulini tentou com todas as forças segurar a posição de honra durante a corrida, mas Marcel Fachini fez uma ótima ultrapassagem; JP Morato tentou pressionar o líder, mas a intensa luta pela segunda colocação com Lélio Assumpção, Igor Costa e André Nobre não permitiram que o piloto avançasse. Melhor para o público que viu uma corrida muito intensa, repleta de ultrapassagens por posições.
Fachini venceu a corrida 2, e assumiu a liderança na tabela de classificação; JP Morato fechou o final de semana na segunda colocação, seguido por Rafael Zulini.
Rogério Teixeira mais uma vez se colocou entre os pilotos da Super para tentar uma vitória no geral e garantir a segunda vitória no final de semana, além de fechar a corrida 2 na 3ª colocação na geral.
Com o câmbio quebrado na corrida 1, João Guimarães fez uma corrida de recuperação, enquanto Lucas Monteiro que liderava a corrida até a 7ª volta teve um problema mecânico o obrigando a abandonar; melhor para o paraibano João que alcançou a primeira vitória do ano e promete lutar pelo título na Light. Estreando pela categoria, Bruno Melo (San Race) ficou com a segunda colocação, seguido por Vinicius Wolf (Juka Motors); Bruno caiu de Interlagos com a liderança na divisão após a conclusão da primeira etapa.
Agora a Fórmula 1600 se prepara para estar novamente na pista daqui a quinze dias, com a 2ª etapa da temporada 2024 marcada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro novamente no Autódromo de Interlagos.
CAMPEONATO PAULISTA F1600 – 2025
1ª ETAPA – 24 E 25/01 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
2ª ETAPA – 08 E 09/02 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
3ª ETAPA – 08 E 09/03 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
4ª ETAPA – 19 E 20/04 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
5ª ETAPA – 21 E 22/06 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
6ª ETAPA – 26 E 27/07 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
7ª ETAPA – AGOSTO – À CONFIRMAR
8ª ETAPA – SETEMBRO – À CONFIRMAR
9ª ETAPA – 15 E 16/11 – VELOCITTA – MOGI-GUAÇU/SP
10ª ETAPA – 20 E 21/12 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
Por: VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação