- Voltadas ao público jovem, séries têm apelo esportivo
- up! Run é baseado na versão move up!
- Fox Run tem como base a versão Comfortline com motor 1.6
A Volkswagen sempre teve forte ligação com esportes e a prática esportiva, em diversas modalidades. Para celebrar essa união, a marca está lançando a série especial Run para os modelos up! e Fox.
A série Run será oferecida por tempo limitado e acrescenta itens esportivos exclusivos e diferenciados aos modelos, com forte apelo ao público jovem. Também ressalta a excelente relação custo-benefício dos modelos up! e Fox, oferecendo completa lista de equipamentos de série.
up! Run
Para o up!, a série Run é baseada na versão move up!, com carroceria de quatro portas, e é oferecida com transmissão manual ou automatizada I-Motion. Externamente, o up! Run se diferencia pelos exclusivos adesivos laterais com a inscrição “RUN”, espelhos retrovisores em preto Ninja, faróis e lanternas de neblina e rodas de liga leve de aro 15” com desenho “São Paulo” na cor cinza escurecido (com pneus 185/60 R15 de baixa resistência à rodagem).
Em seu interior, o up! Run traz painel com apliques alusivos à versão na cor preta, colunas e teto revestidos na cor preta, tapetes de carpete e revestimento de couro para alavanca de câmbio, freio de estacionamento e volante (que traz aplique em preto brilhante).
Os bancos possuem revestimento exclusivo, com a nomenclatura da versão. O tecido foi criado inspirado no design de calçados e vestuário esportivos. Há apliques nas laterais com fios na cor prata e faixa central com material refletivo, muito utilizado em tênis, camisetas e agasalhos para corrida noturna.
A lista de itens de série do up! Run inclui direção elétrica, ajuste de altura para o volante, ar-condicionado, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricas e chave tipo canivete com controle remoto. Além de recursos como computador de bordo, alerta sonoro de faróis acesos, tomada de 12V no console central e preparação para sistema de som.
Como opcional, o up! Run oferece o pacote “Run completo”, que inclui sensores traseiros de estacionamento “Park Pilot” e sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.
O up! Run é equipado com o premiado motor 1.0 MPI. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
Trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação.
O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho), e o coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.
Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.
O up! Run tem cinco opções de cores para a carroceria: três sólidas (branco Cristal, vermelho Flash e preto Ninja) e duas metálicas (prata Sírius e azul Lagoon – esta uma novidade que acabou de estrear no Novo Gol).
Fox Run
O Fox Run tem como base a versão Comfortline 1.6. Externamente, o modelo se diferencia pelas faixas laterais com a inscrição “RUN”, grade dianteira tipo “colmeia” em preto brilhante, faróis com máscara escurecida, adesivo preto na região da placa de licença traseira, lanternas traseiras escurecidas, espelhos retrovisores pintados na cor preto Ninja e rodas de liga leve de 15” com desenho “Turim”.
A cabine do Fox Run tem revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro e tapetes de carpete. Os bancos possuem revestimento também com o tecido exclusivo (utilizado no up! Run, com apliques nas laterais e faixa central com material refletivo) e trazem a inscrição “RUN” nos encostos dianteiros.
A lista de itens de série do Fox Run traz, entre outros itens, ar-condicionado, sistema de infotainment “Composition Touch” com função MirrorLink e tela sensível ao toque (touchscreen) colorida de 5”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme keyless, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis e lanternas de neblina e I-System.
Como opcionais o Fox Run oferece câmera traseira para auxílio ao estacionamento, teto-solar elétrico, sistema de infotainment “Composition Media” (com App-Connect), sistema de infotainment “Discover Media” (com App-Connect e navegação por satélite), rodas de liga leve aro 16” com pneus 195/50 R16 e módulo Técnológico, que inclui controlador eletrônico de velocidade, sistema coming&leaving home, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.
O Fox Run é equipado com o motor 1.6l MSI de até 104 cv, de quatro cilindros em linha. Com 1.598 cm³ de cilindrada, o motor 1.6l MSI apresenta excelente performance e dirigibilidade.
Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o modelo 1.6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (etanol) e 10,9 s (gasolina). A velocidade máxima também merece destaque, com 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina).
Essa motorização pode ser associada também com a transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos da configuração manual, já a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,1 s (E100) e 11,4 s (E22).
O Fox Run tem cinco opções de cores, sendo três sólidas (branco Cristal, vermelho Tornado e preto Ninja) e duas metálicas (prata Sargas e azul Silk).
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Fernando Campoi | Tel 11 4347-5055 | fernando.campoi@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br