Brasileiro agora compete na LMP2, categoria na qual foi bicampeão de Le Mans e campeão mundial no badalado WEC
A temporada 2023 do Mundial de Endurance da FIA, o WEC, começa em 17 de março. Porém, uma semana antes – nos dias 11 e 12 – o principal campeonato de corridas de resistência do mundo realiza uma bateria de testes oficiais exatamente no mesmo palco de sua etapa de abertura, a pista de Sebring, nos Estados Unidos. O histórico traçado da Flórida também foi o local da vitória que levou o brasileiro André Negrão, da equipe Alpine, a liderar a classificação geral de 2022 até a última etapa do Mundial, tornando-se vice-campeão na prova de encerramento.
O prólogo, como é chamada essa sessão oficial de testes livres, marcará ainda o retorno de André Negrão à categoria LMP2, na qual foi campeão mundial no torneio de 2018-2019. Talvez até mais importante, foi na LMP2 que André venceu duas vezes a principal corrida do mundo – as 24 Horas de Le Mans – nas temporadas de 2018 e 2019.
Mas nos ensaios de Sebring o piloto da Alpine concentrará atenção no entrosamento com seus novos companheiros – o britânico Olli Caldwell e o mexicano Memo Rojas. A meta equipe francesa é, ainda, encontrar bases sólidas para o desenvolvimento de acertos a serem utilizados durante o ano.
Adaptação – “Nosso último teste foi em Portugal, ainda no começo de fevereiro, por isso essa aclimatação será importantíssima antes da primeira etapa”, disse Negrão. “Depois de nosso treino em Portugal, os carros embarcaram para os Estados Unidos de navio e vamos vê-los novamente apenas na pista, em Sebring. Obviamente comecei minha readaptação ao LMP2, um carro que tem menos eficiência aerodinâmica e pneus que possuem menos aderência que os da categoria Hypercar, que utilizei até o ano passado”, lembra ele, que foi vice-campeão da Hypercar em 2022.
“A gente quer dar continuidade à base do trabalho que já foi iniciada. O Memo é um piloto muito experiente de Endurance. Já o Olli vem de categorias tipo Fórmula e provavelmente vai demorar um pouco para entender o nosso mundo. Mas minha primeira impressão dele foi muito boa, acho que ele tende a se adaptar facilmente”, completou.
Alpine A470 – Sobre seu novo carro, André se sente confiante. “Em linhas gerais, o A470 é muito semelhante ao modelo que a Alpine usava anteriormente, com chassi Oreca e motor Gibson”, avalia o brasileiro. “Na verdade, ele agora ficou até um pouco mais lento em função de algumas mudanças aerodinâmicas e de motor. Mas isso é efeito do BoP (balance of performance, ou equilíbrio de desempenho em tradução livre) promovido pela FIA. Essas modificações foram feitas por que a ideia é que não sejamos mais rápidos que os Hypercars”, explica.
Para André, o grande desafio da Alpine será traduzir em velocidade o comportamento dos novos pneus Goodyear. “No meu entender o foco de todo mundo será entender os pneus”, prevê. “Eu, por exemplo, nunca andei com esses compostos da Goodyear. A primeira vez foi nos testes em Portugal, mas foi muito pouco ainda. Precisamos de muito mais quilometragem. E estes pneus são bem diferentes dos Michelin com os quais me acostumei em 2021 e 2022. Teremos muito trabalho com isso”, conclui o bicampeão de Le Mans.
MUNDIAL DE ENDURANCE: TEMPORADA 2023
Data / Pista / País / Duração
17/03 – Sebring – EUA – 1000 milhas
16/04 – Portimão – Portugal – 6 horas
29/04 – Spa-Francorchamps – Bélgica – 6 horas
11/06 – Le Mans – França – 24 horas
09/07 – Monza – Itália – 6 horas
10/09 – Fuji – Japão – 6 horas
04/11 – Sakhir – Bahrein – 8 horas
EQUIPE ALPINE RENAULT ELF TEAM
PILOTOS
André Negrão, 30 anos, Brasil
Olli Caldwell, 20 anos, Inglaterra
Memo Rojas, 41 anos, México
CARRO: ALPINE A470
Chassi: Oreca 07 (França), fibra de carbono
Motor: Gibson GK-428 (Inglaterra), 4,2 litros, V8 naturalmente aspirado, gasolina, 603cv
Eletrônica: Cosworth (Inglaterra)
Câmbio: Xtrac Transmission (Inglaterra), 6 velocidades
Tanque: 75 litros, padrão FIA FT3
Foto: DPPI
Por: Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima / Estela Craveiro