Buemi, Hartley e Hirakawa venceram a última prova da temporada e levaram o carro 8 ao título do Mundial de Endurance.
A TOYOTA GAZOO Racing fechou a emocionante temporada de 2023 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) com uma dobradinha nas 8 Horas do Bahrein, definindo assim o título de pilotos. A fabricante japonesa tinha conquistado o campeonato de marcas por antecipação.
Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa venceram a corrida decisiva no Bahrein a bordo do GR010 HYBRID número 8 e garantiram o segundo título mundial de pilotos consecutivo. Buemi e Hartley também estabeleceram um novo recorde de quatro títulos de pilotos cada.
“É incrível vencer o Mundial novamente, agradeço todos da equipe. Deu tudo certo e no final conseguimos vencer a corrida e o campeonato, por isso foi uma noite fantástica. Acho que merecemos isso por todo ano que tivemos. Obviamente, não vencer Le Mans foi difícil, mas mostramos a nossa força e ganhamos o campeonato. É sempre especial vencer, mas este título foi conquistado com consistência. Terminamos em alta e esta é a melhor maneira de ganhar um campeonato”, disse Buemi.
O vice-campeonato mundial também ficou com a TOYOTA GAZOO Racing. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López chegaram em segundo lugar na última prova com GR010 HYBRID número 7. O trio precisou fazer uma boa recuperação após um incidente na primeira curva. Eles precisavam da vitória para disputar o título, mas tiveram que se contentar com o segundo lugar, completando a dobradinha.
“Foi um desempenho incrível, encerrar a temporada dessa forma, fizemos tudo o que podíamos e no final, ficamos com uma dobradinha na última corrida. Obviamente, não havia grandes chances do carro número 7 ganhar o título, mas parabéns a todos pelo carro número 8, eles fizeram um trabalho fantástico. Este ano enfrentamos a concorrência de muitos fabricantes e provamos a força do nosso carro e da nossa equipe. É um momento de orgulho para nós terminarmos a temporada assim”, disse Kobayashi.
A TOYOTA GAZOO Racing confirmou seu pentacampeonato mundial, tanto no Mundial de Pilotos como no Mundial de Construtores, estabelecendo um final perfeito de uma temporada emocionante, com desafios de tirar o fôlego contra Cadillac, Ferrari, Glickenhaus, Peugeot, Porsche e Vanwall.
Na parte final da corrida, Kobayashi e Hartley assumiram seus respectivos carros na última hora restante. Com uma vantagem de 40 segundos na liderança, Hartley guiou o carro 8 com segurança nas voltas finais, enquanto Kobayashi não tinha o segundo lugar ameaçado, mas mesmo assim mostrou um ritmo forte e cravou a volta mais rápida da prova para o carro 7.
A bandeira quadriculada foi dada para Hartley após 249 voltas e ele terminou 47s516 à frente de Kobayashi. A temporada 2023 do FIA WEC foi encerrada com essa disputa, sendo composta por sete etapas, 64 horas de corridas e seis vitórias da TOYOTA GAZOO Racing, sendo quatro delas com dobradinha. Com isso, a TGR alcançou a marca de 45 vitórias desde sua estreia no WEC em 2012.
1- | #8 TOYOTA GAZOO Racing | 249 voltas |
2- | #7 TOYOTA GAZOO Racing | +47.516 |
3- | #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) | +1min 36.286 |
4- | #38 Hertz Team Jota (Da Costa/Stevens/Ye) | +1min 37.248 |
5- | #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) | +1 volta |
6- | #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) | +1 volta |
Foto: Divulgação
por: Rodrigo Franca