Werner Neugebauer vence pela 2ª vez em duas etapas da Porsche Cup C6 Bank

No Velocitta, Miguel Mariotti ganha prova da Challenge, e Silvio Morestoni converte pole em vitória pela Trophy

Werner Neugebauer
Rafael Gagliano

Mais uma vez a largada mostrou ser o momento mais decisivo em uma jornada da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta. Com os carros muito próximos no travado circuito de 3.438m de Mogi Guaçu, os inícios de prova tradicionalmente são fundamentais para o sucesso. Werner Neugebauer mostrou isso com maestria, avançando de segundo no grid para a liderança na Carrera Cup. Ele venceu pela segunda vez no ano e abreviou a vantagem de Marçal Muller na liderança do campeonato. Já o piloto do #544 ficou em segundo mais uma vez, em grande exibição de consistência.

Quem também exibiu consistência no campeonato e oportunismo na largada foi o competidor do carro #21, Miguel Mariotti na classe Challenge. Ele largou de sétimo e soube se desvencilhar do enrosco na largada. Ganhou pela segunda vez no ano e disparou na liderança do campeonato.

Após quatro etapas, há um fato em comum entre os líderes dos dois campeonatos principais: tanto Marçal Muller na Carrera Cup quanto Miguel Mariotti na Challenge têm como piores resultados em 2024 uma segunda colocação.

Pelos subcampeonatos, a jornada de domingo em Mogi Guaçu coroou vencedores inéditos na temporada. Peter Ferter levantou a vitória na Carrera Sport e Lucas Locatelli na Challenge Rookie.

Já Marco Tulio repetiu a vitória da véspera na Challenge Sport enquanto Israel Salmen venceu pela quarta vez em quatro corridas do ano na Carrera Rookie.

A próxima etapa da Porsche Cup C6 Bank acontece em Interlagos, dentro de três semanas, para nova jornada de sprint.

As corridas

Carrera

O pole Peter Ferter tentou se posicionar pelo meio, mas espalhou demais a trajetória na tomada da primeira curva, possibilitando ataque de Werner Neugebauer por dentro. Marçal Muller também foi hábil, passando Miguel Paludo e depois Ferter na primeira volta, para avançar de sétimo a quarto. Depois tentou atacar Christian Hahn pelo terceiro lugar, mas o #26 segurou a posição.

Ao término da volta 2, o top5 indicava: Werner, Alceu Feldmann, Hahn, Muller e Ferter (este liderando na Sport). Na Rookie, em 13º, o líder era Israel Salmen.

Werner logo abriu mais de 3s, deixando a disputa entre Hahn e Feldmann. Os carros tiveram contato na volta 3, com Hahn avançando para segundo e trazendo junto Muller.

Na marca de 15 minutos de prova, o safety-car foi acionado para resgate do carro de Lineu Pires. Ele teve que jogar o #888 no gramado para evitar o carro de Leo Sanchez, que havia tido contato com Josimar Junior, e acabou na barreira de segurança.

Assim Werner viu cair para zero a vantagem de mais de 4s que havia imposto sobre Hahn nas seis voltas iniciais.

A bandeira verde retornou na volta 9, com Paludo atacando Ferter. Eles ficaram emparelhados e o #7 escapou na curva 2, retornando sem danos aparentes em oitavo. Na volta seguinte ele passou Chico Horta na tomada do Saca-Rolha.

Werner logo abriu margem como havia feito antes da bandeira amarela, deixando Hahn à mercê de Muller. O #544 tentou ataque na freada da curva 1 na volta 15, quando restavam menos de 2 minutos para a abertura da volta final.

A bandeirada veio para consagrar Werner pela segunda vez no ano. Hahn foi segundo, com o líder do campeonato Marçal em terceiro. Ferter venceu na Sport com o quarto lugar e Feldmann completou o pódio geral. Logo após a bandeirada, Hahn levou 5s pelo incidente com Feldmann, caindo para sexto lugar no geral. Pela Rookie, a vitória ficou mais uma vez com Israel Salmen, graças ao 12º lugar no geral.

 

Challenge

O pelotão veio muito forte na primeira freada, com Caio Castro atacando por fora. Diversos carros acabaram passando do ponto de frenagem, com prejuízo maior para o pole Eric Santos, Antonella Bassani e Caio Chaves, forçados a abandonar. O safety-car imediatamente foi acionado.

Líder do campeonato, Miguel Mariotti assumiu a liderança depois de largar em sétimo. Marco Tulio subiu para segundo lugar, com Sadak Leite em terceiro. Gerson Campos e Claudio Reina completavam o top5. O líder na Sport era Tulio, com Reina liderando na Rookie.

O pouco tempo de bandeira verde foi de destaque também para Cristian Mohr, de 18º no grid para sétimo lugar.

Na relargada Caio Castro passou Reina, que logo passou a ser atacado por Mohr.

Mariotti logo livrou 3s de vantagem na liderança. Então entre Marco Tulio, em segundo, e Mohr, em sexto, não havia diferença. 

Gerson Campos então passou Sadak por fora na tomada da curva da Paciência. O #82 voltou para pista em 17º e o #66 também perdeu rendimento. Na volta 7 Reina também perdeu rendimento e Sebá Malucelli precisou sair da pista para evitar contato com o #9 na entrada da reta. O #99, de Wagner Pontes, também precisou entrar nos pits com danos na parte frontal. Depois Celio Brasil escapou, bem como o carro #1, de Alceu Feldmann Neto, e o #32, de Matheus Roque.

A 10 minutos da abertura da volta final, após inúmeras reviravoltas na pista, Mariotti livrara 4.6s de vantagem para Tulio. Caio Castro e Mohr duelavam pelo terceiro lugar e Seba Malucelli aparecia em quinto, depois de largar em 21º e último lugar. Pela Rookie, a liderança ficava com Lucas Locatelli, em nono no geral.

Na volta 13, Caio Castro abriu ataque sobre Marco Tulio, tendo sido acompanhado por Mohr. Em sétimo, Leonardo Herrmann teve furo no pneu traseiro direito e acabou rodando na curva da Paciência. A corrida permaneceu sob bandeira verde, com o #23 conseguindo tomar o caminho do box por meios próprios.

Na última volta, tanto Caio Castro quanto Mohr tentaram trajetórias alternativas na tomada da primeira curva, mas Tulio foi hábil na defesa da vice-liderança.

Mariotti repetiu a vitória da primeira prova do ano para ser mais líder que nunca. Tulio fez um respeitável segundo lugar, selando também 100% de aproveitamento na classe Sport em Mogi Guaçu. Caio Castro, Mohr e Malucelli completaram o pódio. Em décimo, Locatelli ganhou pela Rookie.

Trophy

No quali realizado na tarde de sábado, Silvio Morestoni estabeleceu a pole e Marcelo Stallone ficou em segundo. Com a largada em fila indiana e as primeiras curvas sob bandeira amarela, os pilotos da divisão de entrada mantiveram as posições com segurança.

Lucas Lucco foi o nome da primeira volta, saltando de décimo o para sétimo lugar. Morestoni logo tratou de abrir 2s, seguido por Stallone, Gabriel Liber, Jose Moura Neto e Neto Heil (liderando na Sport).

Stallone acabou coletando um pedaço de isopor deixados na pista na tomada da curva 1 após outro carro perder a freada e acertar placa de pista. Aparentemente com menos rendimento, seu carro foi rapidamente alcançado pelo de Liber, que inclusive chegou a ameaçar ataque na saída da Caipirinha.

Na altura da metade da corrida de 20 minutos, o pega da prova era entre William Araujo, que já havia superado Heil, e Moura Neto.

Eis que na volta 7 Liber mergulhou por dentro de Stallone e os carros fizeram contato. Em lance paralelo, Araujo também rodou. Assim a ordem no top5 foi redefinida com Morestoni, Moura Neto, Heil, Liber e Araújo. Logo atrás batalha entre Lucas Lucco e Leticia Bufoni redundou em escapada da skatista olímpica. Ela retornou à pista sem maiores danos, em nono lugar.

Após 15 minutos de prova, Morestoni tinha mais de 13s de margem, reinando na liderança. Moura Neto também vinha “sozinho” em segundo, com mais de 8s de vantagem sobre Heil (liderando na Sport). Este era pressionado por Liber no Porsche #14.

O safety-car então foi acionado em virtude de um carro na contramão parado na saída da curva 1. Restavam quase 2 minutos na regressiva para abertura da volta final e a corrida relargou para uma volta final sob bandeira verde. Morestoni foi oportunista e abriu terreno, Moura Neto segurou a segunda posição. Liber cruzou a linha de chegada em terceiro, com Lucco fazendo uma formidável última volta para ser quarto. Araujo completou o pódio.

Na volta final, Heil perdeu rendimento e posições, caindo para sétimo lugar no geral e segundo na classe Sport, vencida por Andre Cytrynbaum.

Após a bandeirada, Liber foi punido com acréscimo de 20s por queima de largada, caindo para 11º lugar.

O que eles disseram:

“Aqui a largada é muito importante e ontem minha corrida deixou isso claro. Não fiz uma boa largada ontem porque o pole foi mais lento e travou toda segunda fila, mas hoje sim. Consegui um bom início e sabia que o Peter ia segurar no início. O safety não foi uma boa notícia para mim depois de 5s de vantagem, mesmo poupando. Dai no segundo stint tive que fazer isso de novo e deu certo. Foi uma baita corrida”

Werner Neugebauer

“Fiz uma largada muito boa e consegui assumir a liderança na primeira curva depois de largar de certo. Foquei em conseguir me posicionar por dentro e sair bem da largada. Estava de pneu zero e consegui imprimir um ótimo ritmo no começo e depois foi só administrar a corrida.”

Miguel Mariotti

“Foi um fim de semana positivo, não podemos cravar que foi perfeito, pois um errinho no quali nos tirou a chance da pole, poderia ter rendido a vitória ontem. Tenho que ser grato pela etapa, consegui manter a liderança do campeonato e isso é importante. Agradeço a todos os meus patrocinadores e fãs pelo apoio e vamos para a próxima.”

Marçal Muller

“Não é fácil! Para começar a temperatura bem alta dificulta. Cometi um erro na largada. Estava em primeiro e passei um pouco do ponto de frenagem ao lado do Werner. Acabei passando do ponto um pouco e perdi quatro posições. Depois recuperei e consegui passar o Paludo e o Alceu Feldmann, para ser quarto no geral e primeiro na categoria Sport. Foi top! Pauleira, nível alto e fomos bem, exceto pelo erro no começo, onde não poderia ter errado.”

Peter Ferter

“Vim com o objetivo na etapa que era beliscar um pódio na Sport, mesmo sabendo que estou disputando na Rookie, mais atrás. E veio! Estou feliz pelo resultado, conseguindo ser competitivo também no pelotão mais pra frente”

Israel Salmen

“Ontem já havia sido muito bom, um resultado inédito e hoje conseguimos repetir e melhorar o resultado. Consegui brigar por um tempo com o Miguel pela liderança, mantive o segundo lugar geral e venci na Sport. Foram ótimos pontos para o campeonato, um fim de semana perfeito.”

Marco Tulio

“Foi um domingo especial, é uma pista complicada e com poucos pontos de ultrapassagem. Mas, consegui evoluir ao longo da etapa e ontem tivemos azar. Hoje a sorte estava do nosso lado, o carro estava ótimo e deu tudo certo hoje.”

Lucas Locatelli

“Me preparei para isso. Como a pista estava livre na minha frente, certamente ficou mais fácil para mim. Fico contente porque deu tudo certo e agora é só curtir a vitória”

Silvio Morestoni

Resultados

Carrera Cup

1. #8. Werner Neugebauer 25:15.344
2. #544. Marçal Muller +4.189
3. #56. Peter Ferter (S) +6.570
4. #1. Alceu Feldmann +7.287
5. #7. Miguel Paludo +8.159
6. #26. Christian Hahn +8.500
7. #10. Thiago Vivacqua +10.917
8. #77. Francisco Horta (S) +11.528
9. #20. Pedro Aguiar +13.162
10. #22. Raijan Mascarello (S) +17.859
11. #88. Georgios Frangulis (S) +19.723
12. #51. Israel Salmen (R) +20.058
13. #27. Josimar Junior (S) +20.788
14. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +20.935
15. #24. Gustavo Zanon (R) +22.911
16. #14. Carlos Campos (S) +24.527
17. #29. Rodrigo Mello +26.187
18. #70. Lucas Salles +28.087
19. #3. Franco Giaffone +28.499
20. #87. Nelson Monteiro (S) +30.838
21. #74. Piero Cifali (R) +32.912
22. #33. Bruno Campos (R) +34.726
23. #60. Ramon Alcaraz (R) +35.408
24. #84. Gustavo Farah (R) +35.671
25. #12. Marco Pisani (R) +52.246
26. #9. Edu Guedes (R) -1 volta
27. #15. Leonardo Sanchez (R) -1 volta
DNF
#199. Nelson Marcondes (S)
#888. Lineu Pires (S)
(S) Sport
(R) Rookie

Sprint Challenge
1. #21. Miguel Mariotti 26:46.445
2. #55. Marco Tulio (S) +4.329
3. #22. Caio Castro +4.726
4. #3. Cristian Mohr +4.997
5. #100. Sebá Malucelli (S) +11.637
6. #139. Celio Brasil (S) +17.940
7. #71. SangHo Kim (S) +20.511
8. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +22.115
9. #32. Matheus Roque (S) +24.900
10. #177. Lucas Locatelli (S) +29.963
11. #45. Paulo Totaro (R) +42.350
12. #9. Claudio Reina (R) +45.390
13. #1. Alceu Feldmann Neto (R) +1:13.776
14. #66. Sadak Leite -1 volta
15. #23. Leonardo Herrmann (S) -3 voltas
DNF
#82. Gerson Campos
#99. Wagner Pontes (R)
#7. Luiz Souza (S)
#54. Caio Chaves (R)
#72. Antonella Bassani
#38. Eric Santos (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Trophy
1. #8. Silvio Morestoni 21:37.814
2. #45. José Moura Neto +4.362
3. #777. Lucas Lucco +9.155
4. #33. William Araujo +9.580
5. #7. André Cytrynbaum (S) +9.904
6. #331. Neto Heil (S) +10.752
7. #13. Leticia Bufoni +11.078
8. #77 Vitor Marques (S) +11.777
9. #18. Ricardo Zylberman (S) +13.476
10. #22. Heverton Cardoso (S) +20.393
11. #14. Gabriel Líber +26.263
12. #121. Denis Ferrer -2 voltas
13. #69. Mauricio Barros (S) -2 voltas
DNF
#61. Marcelo Stallone
(S) Sport

Campeonatos

https://bit.ly/3wTZc8S

Sobre a Porsche Cup C6 Bank

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*