Conquista veio de forma emocionante após Evans tomar a liderança no domingo, e ver Sébastien Ogier completar a prova com a segunda posição. É o oitavo título entre as equipes da fabricante japonesa no Mundial de Rally
A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) conquistou o título mundial de construtores do WRC ao garantir a dobradinha no Rally do Japão, corrida que encerrou a temporada 2024 do Mundial de Rally. A vitória de Elfyn Evans aliada ao segundo lugar de Sébastien Ogier fez com que a fabricante tomasse a liderança do campeonato na última etapa de 2024, garantindo o quarto título consecutivo entre as equipes, e o oitavo no mais importante campeonato de rali do mundo.
Evans e Ogier iniciaram o domingo na segunda e terceira posições do Rally do Japão, respectivamente. Porém, um incidente com o líder da prova alçou a dupla da Toyota para as primeiras colocações da etapa “de casa” da Toyota. Desta forma, a TGR entrou no Power Stage empatada na liderança. A vitória de Ogier no Power Stage, aliada ao terceiro lugar de Evans e o quarto lugar de Takamoto Katsuta deram o título para a fabricante japonesa.
A conquista é a oitava do TGR no WRC, repetindo os feitos de 1993, 1994, 1999, 2018, 2021, 2022 e 2023. Entre os pilotos, Evans completa a temporada 2024 com o vice-campeonato, enquanto Ogier ficou com a quarta colocação na tabela de pontos. Katsuta fecha a disputa em sexto, enquanto Kalle Rovanpera finalizou o campeonato em sétimo. Sami Pajari foi o décimo, mesmo com apenas três etapas disputadas.
“Nossa temporada foi uma montanha russa e sabíamos que, no Rally do Japão, tínhamos a chance de conquistar o título, mas as probabilidades não jogavam a nosso favor. Mas dissemos que lutaríamos até o final para ver o que aconteceria, e foi assim que conseguimos o título”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Tivemos três domingos ruins na segunda parte do ano, onde perdemos pontos no final dos ralis, e parecia que não havia mais esperança, mas continuamos, nos recuperamos e esse é um dia importante para nós. Isso mostra que você deve continuar lutando até o fim e não deve perder a esperança”, completou Latvala.
Para Pajari, o final de semana ainda rendeu o título do WRC2. Correndo com um GR Yaris Rally2 e tendo a companhia da navegadora Enni Mälkönen, o finlandês fechou o Rally do Japão com a segunda posição em sua categoria, garantindo o título mundial por três pontos ao final do campeonato. A conquista do WRC2 e a temporada da TGR foram celebradas por Akio Toyoda, Presidente da TOYOTA GAZOO Racing.
“’Nós odiamos perder’. Com esse lema, seguimos lutando até o final sem desistir. Gostaria de parabenizar sinceramente com todos os membros do TGR hoje. Parabéns a Jari-Matti, Elfyn, Seb, Taka, Kalle e a todos da equipe. Parabéns também a Sami e Enni. Parabéns também a Thierry Neuville pelo título de pilotos”, disse Toyoda.
“O WRC 2024 foi emocionante, pois lutamos uns com os outros até a última etapa, no dia final. Acredito que é importante para nós, fabricantes de carros asiáticos, mostrar aos fãs nossos carros nas estradas do leste da Ásia. Vamos continuar a incentivar o esporte a motor na Ásia juntos e vamos ter uma boa disputa no ano que vem”, completa Toyoda.
A temporada 2025 do WRC contará com 14 etapas, uma a mais em relação a este ano, e tem início entre os dias 23 e 26 de janeiro, com a disputa do tradicional Rally de Monte Carlo.
Por: Rodrigo Franca|RF1 Jornalismo