Equipe vence 12 das 19 especiais da prova africana, sendo sete com o atual bicampeão do mundo, e vê Elfyn Evans manter vice-liderança do campeonato
A TOYOTA GAZOO Racing manteve a hegemonia no Rally Safari, prova realizada no Quênia e que pelo quarto ano seguido foi válida pelo WRC, o Mundial de Rally. O time dominou a prova e viu o atual bicampeão, Kalle Rovanperä, sair com a vitória, liderando uma dobradinha com Takamoto Katsuta. Vice-líder do campeonato, Elfyn Evans foi o quarto colocado ao final das 19 especiais.
Rovanpera, que neste ano disputa apenas algumas etapas do WRC, venceu nada menos do que sete especiais na única passagem do campeonato pelo continente africano, sendo seis delas seguidas com o GR Yaris Rally1 HYBRID. Ao todo, foram 12 das 19 especiais vencidas pela equipe japonesa, com três triunfos de Evans e dois de Katsuta.
“É especial poder vencer o Safari pela segunda vez. Esse evento é muito difícil e também lendário para a Toyota: sempre fomos bons aqui e continuamos com esse recorde. Agradeço à equipe, pois todos se esforçaram muito para fazer o carro funcionar tão bem. Fizemos um bom trabalho, não se pode fazer um Safari melhor do que o que fizemos, sem problemas e com uma direção inteligente”, disse Rovanpera.
Após a disputa do Rally Safari, Elfyn Evans segue na vice-liderança do WRC. Depois de três etapas, o piloto britânico possui 61 pontos, distante apenas seis do líder do campeonato. Presente apenas em duas etapas, Rovanpera é o quinto colocado, sendo seguido por Katsuta e Sébastien Ogier, sexto e sétimo colocados, respectivamente.
O WRC terá prosseguimento entre os dias 18 e 21 de abril, quando ocorrerá o Rally da Croácia, prova que abre a segunda gira da temporada na Europa.
Por: Rodrigo Franca – RF1 Jornalismo