Paranaense de 21 anos foi campeão da Stock Series em 2023 e foi o primeiro piloto a fazer jus ao prêmio milionário oferecido pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar
A decisão do título da Stock Series na temporada 2024 terá como protagonistas o gaúcho Arthur Gama e o paulista Enzo Bedani. Um deles será o futuro campeão da categoria de acesso e o segundo agraciado com o maior prêmio já distribuído no automobilismo brasileiro. O primeiro a alcançar tal feito foi Zezinho Muggiati, que em 2023 venceu Gabriel Robe na Super Final, faturou a taça da Series e recebeu o equivalente a R$ 2,5 milhões para ajudar no orçamento para subir para a Stock Car.
Contratado pela equipe KTF Sports, o paranaense de 21 anos chegou à principal categoria do automobilismo brasileiro nesta temporada sendo o piloto mais jovem do grid atual. E logo na sua estreia, Zezinho chamou a atenção pela sua performance e se notabilizou por lutar pela vitória na corrida Sprint da etapa de Goiânia, disputada em 2 de março.
Em meio a uma temporada naturalmente de muito aprendizado e pela oportunidade de adquirir muita experiência com pilotos de vasta história na Stock Car, como o pentacampeão Cacá Bueno, um dos seus companheiros de equipe, Muggiati apresentou importante evolução com top-10 conquistados em Goiânia e Buenos Aires e o pódio alcançado no Velopark. Zezinho também mostrou muita resiliência ao superar problemas na classificação e se destacar com a maior escalada nas etapas da Argentina, El Pinar (Uruguai) e Goiânia, no último mês de novembro.
O curitibano credita a sua trajetória na Stock Series e o superprêmio — oferecido pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar — como fundamentais para chegar à Stock Pro pronto para acelerar entre os maiores pilotos do automobilismo brasileiro.
“A Stock Series foi muito importante na minha carreira. Eu, particularmente, saí do kart e fui direto para a Stock Series, que tem um carro que me ensinou bastante por ser muito parecido com o da categoria principal. Sabemos que tudo muda para o ano que vem, mas aprendi demais, e esses ensinamentos foram fundamentais no meu ano de estreia na Stock Car, onde já conquistei bons resultados”, declarou.
“Cheguei na minha primeira corrida lutando por vitória, e isso logo saindo de um carro da Stock Series para a Stock Car. Então, sem dúvidas, me ensinou demais, seja na guiada, no jogo com o push, na estratégia… Todo esse ambiente de corrida da Stock Series ajuda muito para quem sobe para a Stock Car”, disse Muggiati.
Incentivo para a nova geração — Na visão de Zezinho, seria impossível vivenciar tal jornada se não fosse pelo incentivo obtido com o título da Stock Series no ano passado.
“Sem o prêmio, não estaria na Stock Car. Agora, vários campeões da Stock Series terão a oportunidade de correr na Pro no ano seguinte. É muito importante, sobretudo para os kartistas brasileiros, meninos que estão começando lá, para visarem um pouco mais o futuro na Stock Car”, explicou.
“Além do título da Stock Series já ser naturalmente importante, o prêmio incentiva os pilotos a se dedicar e a treinar cada vez mais. Com essa ‘escadinha’, da Turismo Nacional para a Stock Series, e da Series para a Stock Car Pro, a Vicar consegue fazer com que o piloto faça sua carreira aqui no Brasil e viva profissionalmente do automobilismo. É muito importante para nós, pilotos, que estamos começando essa caminhada. Foi um grande incentivo. Algo que ficará marcado para sempre na história da categoria e do nosso esporte”, complementou o piloto da KTF.
Prestes a finalizar sua primeira temporada completa na Stock Car, Zezinho Muggiati projeta um desfecho positivo neste fim de semana para coroar um 2024 de muito aprendizado, conhecimento adquirido e de sonhos realizados.
“Foi um primeiro ano muito bom na Stock Car: um pódio, várias escaladas, idas ao Q3… Claro que olhamos para o campeonato e vemos que não estamos na luta pelo título e no top-10, mas vemos as corridas como um todo de um lado muito positivo. Tivemos grandes disputas, avançamos bem e em várias oportunidades brigamos na frente. Estou muito contente com meu primeiro ano de Stock Car e espero poder encerrar o ano em Interlagos também marcando bons resultados”, concluiu.
Programação em Interlagos, Super Final BRB
Quinta-feira, 12 de dezembro
08:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra Oficial
10:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra Oficial
16:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (etapa 6), 20 minutos + 1 volta
Sexta-feira, 13 de dezembro
07:30 – Stock Series – Shakedown
07:55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08:45 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookies)
09:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown
10:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
10:50 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
12:05 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
12:45 – Stock Series – Treino Livre 2
13:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14:45 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15:45 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
16:25 – Stock Series – Treino Livre 3
17:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
18:00 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
Sábado, 14 de dezembro
08:00 – Stock Series – Classificação
08:45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09:40 – Stock Car Pro Series – Classificação
11:00 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:00 – Turismo Nacional – Classificação
14:10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 15 de dezembro
09:00 – Turismo Nacional – Etapa Endurance, corrida (3 horas + 1 volta)
12:15 – E-Stock – Super Final
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
16:40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato após cinco etapas (top-10):*
1º – Arthur Gama, 352 pontos
2º – Enzo Bedani, 328
3º – Gustavo Frigotto, 268
4º – Guto Rotta, 219
5º – Felipe Barrichello Bartz, 216
6º – Erick Schotten, 212
7º – Vinícius Papareli, 206
8º – Mathias de Valle, 205
9º – Bruna Tomaselli, 204
10º – Alfredinho Ibiapina, 201
*pontuação extraoficial
Por: Stock Series